terça-feira, 14 de março de 2006

Crianças de Coimbra descodificam Mozart


Pais e filhos aprendem que a música é arte, suor e afectos. E que não é elitista. As crianças vão desmontar a música de Mozart como se fosse uma casa de «lego».

As crianças de Coimbra vão aprender a descodificar a música de Mozart. A iniciativa «Mozart em Coimbra», organizada pela Câmara Municipal e pelos dois conservatórios da cidade, pretende assinalar os 250 anos do nascimento do compositor austríaco. Esta primeira fase das comemorações decorre nos próximos meses e termina a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança.

«Vamos descodificar e desmontar a música de Mozart como se fosse uma casa de «lego», explica Manuel Rocha, Director do Conservatório de Música local. As crianças do ensino básico vão aprender «onde está o jardim, o telhado e as paredes». As sessões «Mozart na Escola», realizam-se quatro vezes por dia na Casa Municipal de Cultura, já a partir de dia 16 de Março.

Os graúdos também terão acesso à música do compositor, nas sessões «Mozart em Família». O objectivo é desmontar a ideia de que a música é elitista. «Vamos criar condições para que as crianças e pais percebam um fenómeno a que poderão aderir», diz Manuel Rocha. Os recitais, que se realizam na Casa Municipal da Cultura, estão sujeitos a uma pré-inscrição.

Luís Galrão
14 de Março, 14:45

Sem comentários:

Related Posts Plugin...