terça-feira, 5 de abril de 2011

Jornais de Sintra ocultam tiragens reais

Prosa publicada recentemente no Tudo Sobre Sintra:

Nenhum dos directores dos jornais locais de Sintra respondeu ao pedido do Tudo sobre Sintra para que tornassem públicos elementos de prova das tiragens reais dos jornais que dirigem.

No dia 1 de Março, o Tudo sobre Sintra solicitou o valor real de tiragens em 2010 (valor mínimo, máximo e média mensal) e em 2011. Como forma de verificação, foi pedido o envio de duas facturas/recibos da gráfica com a qual trabalham, nomeadamente da primeira edição de Novembro de 2010 e da primeira edição de 2011.

O Tudo sobre Sintra assegurou o sigilo de dados empresariais (endereços, número de contribuinte, valores pagos) e solicitou a informação até dia 15 de Março. Foram pedidos estes elementos aos seguintes jornais: Actual Sintra, Cidade Viva, Correio de Sintra, Jornal da Região, Jornal de Sintra, Sintra Desportivo e Vila Saloia.

Apesar da recusa, o Tudo sobre Sintra sabe que a maioria dos títulos mente na ficha técnica como forma de angariar mais publicidade. A título de exemplo, foi possível apurar junto de várias fontes que o jornal Actual Sintra tem tiragens reais a rondar os três mil exemplares (a ficha técnica menciona uma média de 30 mil); o Correio de Sintra tem tiragens reais entre os oito mil e os 10 mil (afirma ter uma média de 55 mil) e o Jornal de Sintra ronda os mil e quinhentos por edição (a ficha técnica aponta para uma média de 12 mil).

O Tudo sobre Sintra permanece disponível para receber e publicar os elementos solicitados.

Luís Galrão

Sem comentários:

Related Posts Plugin...