quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

«Nasceu para andar de moto»

Hoje estou na secção de Desporto (página 23 do Diário de Notícias): «A notícia ainda não tinha chegado ao café da Ti Cecília, em Aruil, aldeia saloia onde nasceu Hélder Rodrigues. Mas a vitória na 10ª etapa do Lisboa-Dakar não causou grandes surpresas. "Ele tem tudo o que é preciso para ser um bom piloto", assegura o tio, proprietário do café. "Tem muitos quilómetros de prática e, mais do que isso, nasceu para andar de moto", explica Luís Simões, de 76 anos.
A segunda participação de Hélder no rali mobilizou a aldeia. "Foi muita gente vê-lo ao Algarve", conta o vizinho Justino Vicente, de 77 anos. "Isto é pequeno e as pessoas conhecem-se todas, pelo que está tudo a seguir a prova com atenção", explica Ricardo Pereira, de 19 anos, primo do piloto. "Além disso, nesta zona o pessoal tem a mania das motas", reforça.
Em Aruil todos acreditam que o piloto vai continuar a ter bons resultados. "A fé é de que ganhe, mas para não ser tão exigente, aponto para o 3º lugar", avança o tio. Hélder herdou do avô paterno e do tio, a paixão pelas motos. "Quando era pequeno vinha ter comigo à oficina e montava-se nas motos a fazer de conta que andava", conta Luís Simões, que durante 50 anos trabalhou no comércio e reparação de motorizadas.
A família e os amigos são seguidores assíduos. "Acompanho-o para todo o lado há já 12 anos", conta Alberto Rodrigues, o avô materno. Talvez por isso, conheça o segredo para os bons resultados: "Tem muita cabeça e não tem medo de nada". Já Mafalda Lourenço, de 31 anos, acompanha cada etapa via internet, em tempo real. "O perigo e as condições são extremas, pelo que terminar a prova já será uma vitória", conta a namorada, enquanto mostra ao DN a oficina que o piloto tem em Aruil. "Mas para ele não basta acabar. Quer cumprir a promessa de ficar entre os cinco primeiros", revela Mafalda.»
[texto disponível apenas na versão impressa]

Link: Página oficial do piloto

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva a freguesia de almarze do bispu


Ass. GUGU

Related Posts Plugin...