quarta-feira, 29 de março de 2006

Segredos Comerciais
SIS: há espionagem económica em Portugal


Secreta alerta que Portugal não escapa ao roubo de segredos comerciais. E avisa que as empresas portuguesas menosprezam esta ameaça.

Há um «aumento do roubo de segredos comerciais, com elevados prejuízos para o país». O alerta é do Serviço de Informações de Segurança (SIS), a polícia secreta portuguesa. A espionagem deixou as tradicionais áreas política e militar. Aumentou o «interesse na recolha de informações nas áreas económica e da ciência e tecnologia», considera o SIS na sua página internet.

Segundo o serviço de informações, existem «entidades privadas a desempenhar operações» nesta área. Há «roubo de segredos comerciais, incluindo pesquisa e desenvolvimento, processos de produção, distribuição e promoção, planos e estratégias empresariais e propostas em concursos». Esta prática «destrói a competição leal e traduz-se em prejuízos significativos para o país».

O SIS considera que em Portugal «não está generalizada uma cultura de segurança, que proteja as informações». As pequenas e médias empresas são as mais vulneráveis, porque «desconhecem ou menosprezam este potencial». A secreta avisa os empresários de que «as acções de espionagem podem ameaçar a sobrevivência de empresas e de postos de trabalho».

As empresas devem conhecer os «sinais de alerta». Na página do SIS são apresentadas as técnicas mais usadas. E é lançado um desafio: caso um empresário detecte uma operação de espionagem deve contactar de imediato o serviço de informações.

Luís Galrão
29 de Março, 16:19

1 comentário:

zoltrix disse...

concordo sobretudo com os roubos de informações sobre propostas de concursos....
É uma gatunagem organizada....

Related Posts Plugin...